O que é o tratamento com Clay Bar?

Um tratamento de clay bar é o processo de usar uma barra de argila para remover contaminações da superfície de seu carro. As contaminações que destroem lentamente o seu veículo incluem poeira dos freios, pequenas partículas de ferro que se soltam dos veículos e resíduos industriais. Esses poluentes podem penetrar na pintura, no vidro e no metal e se alojar nesses componentes, mesmo após várias lavagens e polimentos.

Resumindo, se você se preocupa com seu carro, deve considerar fazer uma limpeza com clay bar. Confira nosso guia passo a passo.

 

Com que frequência você deve fazer um tratamento com Clay bar?

Recomendamos passar a clay bar duas vezes por ano, mas você pode fazer quantas vezes quiser, desde que saiba o que está fazendo.

É muito fácil descobrir se você deve utilizar agora. Passe sua mão ao longo da pintura do carro. Você sente a superfície áspera? Nesse caso, é hora de usar a clay bar e tirar essas partículas da tinta.

 

Como funciona o tratamento com Clay Bar?

Como mencionamos anteriormente, as barras de argila para descontaminação de automóveis são uma mistura de resinas projetadas para remover contaminações de superfícies. Quando você desliza a claybar ao longo da superfície do seu carro, ela pega qualquer coisa que esteja na superfície. A poeira e a sujeira grudam na argila, e você remove as impurezas com sucesso.

Uma observação importante é que você deve sempre borrifar lubrificante antes de aplicar argila. A lubrificação impede que os detritos soltos arranhem seu carro.

A clay bar é melhor do que o polimento porque o processo de polimento às vezes remove uma fina camada de verniz, enquanto a argila não é abrasiva.

 

O que é um kit Clay Bar?

Se você está começando a fazer argila, recomendamos comprar um kit de barra de argila. Você pode encontrar esses kits sendo vendidos na Amazon e em sites de produtos automotivos. Recomendamos o kit de argila de superfície lisa G1016 da Meguiar. É bem avaliado e tem tudo que você precisa para começar.

 

Em um kit de barra de argila típico, você encontrará:

  • Barras de argila

Barras de argila geralmente vêm em 2 a 8 onças. barras. Normalmente, 2 onças são suficientes para fazer três ou quatro veículos. Estimamos que um 2 onças. a barra de argila dura de 18 meses a 2 anos se usada no mesmo carro.

  • Uma toalha de microfibra

Toalhas de microfibra (às vezes chamadas de panos de microfibra) são uma das ferramentas mais essenciais usadas por especialistas em detalhamento de automóveis. Uma microfibra é uma fibra sintética incrivelmente minúscula. Tem aproximadamente 1/100 do diâmetro de um cabelo humano. A fibra é feita de uma mistura de dois materiais: poliéster e poliamida. Poliéster e poliamida são misturados em diferentes proporções para criar diferentes tipos de microfibras. Isso resulta em uma gama mais ampla de toalhas de microfibra para aplicações exclusivas

  • Spray Detailer ou Lubrificante

É essencial usar o spray de detalhamento ou lubrificante antes de iniciar o processo de argila. O lubrificante se forma como uma película fina sobre a superfície para que a barra de argila não adira à superfície ou a danifique com os detritos. Além disso, é mais difícil fazer argila sem lubrificante, pois a argila não desliza suavemente

Existem dois tipos comuns de lubrificante de argila: detalhadores rápidos e uma combinação de água e solução de xampu. Na Washos, recomendamos o uso de spray de detalhamento sobre a solução de água e shampoo.

A solução pode danificar a barra de argila, o que o levará a usar mais argila. Os sprays de detalhe são projetados para complementar as barras de argila e dar-lhes um fluxo suave em uma variedade de superfícies.

 

Como usar uma Clay Bar

Siga cuidadosamente estas etapas para aprender a descontaminar seu carro:

1. Limpe seu carro

Antes de usar uma barra de argila, sugerimos que seu veículo seja lavado e secado para eliminar a maior parte das contaminações superficiais.

2. Use spray lubrificante

Comece pulverizando em uma pequena área do seu carro (aproximadamente 50x50cm) um lubrificante detailer ou uma solução caseira de 2 gotas shampoo automotivo para 400ml de água.

3. Deslize a clay bar

A próxima etapa é deslizar suavemente a barra de argila para frente e para trás na área recém-lubrificada. Quando você sentir a argila deslizando sem esforço, saberá que a área está limpa.

4. Verifique a clay bar

Você deve continuar verificando a clay bar para verificar se está usando um lado limpo. Depois de usar os dois lados, você pode dobrar a argila algumas vezes, pressioná-la e achatá-la-la. Agora você pode continuar, mas deve continuar verificando para garantir que nenhuma sujeira irá riscar seu carro.

Se a argila parecer descolorida ou áspera, você deve jogá-la fora e começar com um novo pedaço de claybar.

5. Verifique seu trabalho

Depois de terminar de passar a clay bar em uma área, limpe-a com uma toalha de microfibra. Você também pode usar o lubrificante para remover qualquer resíduo de argila. Para verificar se está limpo, deslize os dedos pela tinta. Se estiver liso, está certo. Caso contrário, você precisará repetir o processo. Lembre-se de relubrificar conforme necessário.

Repita essas etapas até limpar todo o veículo. Você também pode usar argila no vidro e nas áreas cromadas.

6. Finalizando

Você pode terminar com uma cera. A cera preencherá todas as lacunas deixadas pelos contaminantes e protegerá sua pintura da corrosão.

 

Quais são as melhores clay bars?

Existem clay bars em cores, tamanhos e preços diversos. No entanto, o fator mais crítico a considerar ao decidir comprar umaclay bar é a agressividade. A agressividade das barras de argila geralmente varia do grau médio ao grau profissional (grau fino).

As clay bars de grau médio são suaves e precisam de mais trabalho ao limpar superfícies extremamente contaminadas, enquanto as barras de grau profissional são agressivas e removem contaminantes rapidamente.

Se você sabe o que está pronto e tem muita experiência em argila, então recomendamos comprar barras de argila de qualidade profissional (qualidade fina). As barras de qualidade fina são mais eficazes contra a sujeira, mas também podem danificar a pintura com facilidade.

Claybar Smooth Egg da Soft99 é uma ótima indicação para inciantes e profissionais.

 

Como armazenar sua clay bar

Guarde a clay bar em sua caixa original ou em um saco plástico lacrado. Borrife-o com o lubrificante para mantê-lo úmido. Não permita que a argila congele e não a armazene em temperaturas acima de 90° C.

 

Onde comprar uma clay bar?

Na Loja Morini você encontra as melhores opções de clay bar de marcas como Vonixx, 3M, autoamerica, Soft99 e muito mais!